sábado, 1 de novembro de 2014

MAIS DICAS DE CORRIDA!!!!!!!! DIAS QUENTES!!!!!!

9 dicas para correr em dias quentes e secos

Por conta dos dias quentes e secos, esta primavera está com cara de verão. Com a falta de chuvas, saiba os cuidados que você deve tomar durante os treinos para que eles sejam proveitosos e saudáveis.

Ainda é primavera, mas este calorão e o clima seco estão com cara de verão. E a falta de chuva nas grandes capitais causa a baixa umidade do ar, fazendo com que você precise tomar alguns cuidados nos treinos de corrida.
Como você está se exercitando ao ar livre, o calor pode danificar um número espantoso de células, caso o seu organismo não consiga dissipar as altas temperaturas por meio do suor. Além disso, em dias muito quentes e pouco úmidos, o sistema de resfriamento do corpo não funciona de forma eficiente, podendo causar até hipertermia (elevação da temperatura corporal). Por isso, não faça treinos muito puxados nessas condições.
Reunimos dez dicas para que você faça treinos proveitosos e saudáveis mesmo com os dias quentes e secos.
1. Preste atenção à hidratação
Beba bastante água durante todo o dia e, faltando uma hora para treinar, abasteça-se com isotônico. Durante a corrida, não deixe a água de lado e, caso seja um longão, a bebida esportiva também pode ajudar. Depois do treino, os líquidos precisam ser, novamente, repostos.
2. Use roupas leves
Cuidado na escolha da sua roupa. Opte por peças bem leves, confortáveis, folgadas e de cores claras, para que o corpo transpire tranquilamente e possa se resfriar. Roupas escuras absorvem a luz do sol e o calor, por isso não são recomendadas. Evite, ainda, tecidos de algodão, que molham com o suor e demoram mais tempo para secar.
3. Fique atento ao horário dos treinos
O calor entre 10h e 16h é muito grande, portanto, escolha correr pela manhã ou após o entardecer. Caso não haja outra opção, procure um parque arborizado ou onde tenha sombra e hidrate-se ainda mais. Outra opção são os treinos em lugares fechados com o auxílio da esteira.
4. Aposte nos respingos
Use água para resfriar o corpo durante a corrida. Se você está superaquecendo, jogue um pouco da bebida sobre a sua cabeça, para se refrescar.
5. Tome banhos frios
Depois do treino aposte nos banhos frios. Isso fará com que você se recupere mais rapidamente do esforço feito, além de refrescar o corpo.
6. Invista na alimentação leve
Frutas, verduras e legumes são boas opções para os dias mais quentes. Evite alimentos gordurosos como frituras, queijos e embutidos. Isso fará com que o seu corpo precise de mais energia para fazer a digestão e o deixará mais fraco para os treinos.
7. Vá com calma
Não precisa correr com o mesmo pace que você estabelece em dias mais frescos. O calor exige mais do seu corpo, por isso, diminua o ritmo e, se preciso, caminhe um pouco.
8. Descanse mais
Aumente a frequência e a duração dos intervalos de descanso e aproveite esse tempo para hidratar-se bem. Assim, a sua temperatura corporal também ficará mais baixa.
9. Cansou, parou
Ao sentir sinais fortes de exaustão, tontura, dores de cabeça ou sintomas relacionados, pare o treino imediatamente, procure uma sombra e beba muita água. Você corre o risco de desmaiar e, em alguns casos, entrar em colapso – quando a temperatura do corpo chega a 42°C.
(Fonte: Marcello Lima é personal trainer e técnico de atletismo em Belo Horizonte – MG)
Fonte: site 02 POR MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário