quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DICAS PARA CORREDORES INICIANTES!!!!!

Pesquisa aponta principais causas de lesões entre corredores iniciantes

Estudiosos da Dinamarca acompanharam 930 corredores iniciantes e descobriram que 27% deles sofreram alguma lesão no primeiro ano de treinos.

Quem tem sobrepeso deve tomar mais cuidado com o movimento da corrida (Foto: Agência Getty Images)

A cada dia uma nova pessoa escolhe a corrida como seu esporte regular, e assim o número de novos atletas amadores está sempre crescendo. O número de lesões entre os iniciantes é maior do que nos atletas mais experientes, segundo pesquisas, e por isso um grupo de estudiosos da Dinamarca buscou desvendar os principais fatores de risco para a ocorrência de lesões nos novatos.

Para isso, eles acompanharam 930 corredores iniciantes por um ano e descobriram o seguinte:
• 254 corredores (27%) sofreram alguma lesão nesse primeiro ano de treinamento de corrida;

Pessoas na faixa etária entre 45 e 65 anos têm maiores chances de se lesionarem com a prática de corrida.
Com o avanço da idade a estrutura e os movimentos do corpo vão se modificando. O quadril, por exemplo, perde um pouco de sua amplitude de extensão (movimento para trás), o que está relacionado ao aumento de dor na coluna.

• Índice de massa corpórea (IMCmaior do que 30.
IMC é calculado pela divisão da massa corporal pela altura ao quadrado, sendo usado como indicador para várias questões de saúde. Quanto mais pesado é o corredor em relação à sua altura, maior será o impacto de seu corpo durante a corrida, o que pode aumentar os riscos de lesão.

 Lesões prévias não associadas à corrida.
A presença de lesões anterior vem sendo apontada como um dos principais fatores para as lesões na corrida. Nesse estudo os pesquisadores mostraram que lesões prévias causadas por outros motivos, que não a corrida, exercem maior influência sobre os corredores novatos.

Sendo assim, é importante aos que queiram iniciar a prática de corrida passar por uma avaliação profissional para verificar condições de saúde e estabelecer medidas preventivas para que as lesões passadas não prejudiquem a prática da atividade física atual. Para os que estão com sobrepeso, é fundamental treinar o movimento correto da corrida para minimizar os efeitos do impacto sobre o corpo e usufruir amplamente dos benefícios da atividade física.

*informações baseadas na publicação Predictors of running-related injuries among 930 novice runners: A 1-Year Prospective follow-up study. Orthopaedic Journal of Sports Medicine, 2013.

Fonte: site EU ATLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário