terça-feira, 18 de novembro de 2014

CORRIDA CIDADE DE POÇO VERDE-SE

História
O início da história de Poço Verde se dá a partir de 1609, quando António Guedes adquiriu uma sesmaria. Estas terras, provavelmente abrangem todos os limites, desse município.
A origem do nome Poço Verde está relacionada a um poço, situado na fazenda do Sr. Sebastião da Fonseca Dória, conhecida como Fazenda Poço do Rio Real. Após um período de estiagem (seca), permanecendo a sua superfície com uma vegetação verde, mudou-se o nome para "Fazenda Poço Verde", e mais tarde o povoado recebeu este nome. Sebastião da Fonseca Dória, é considerado um dos fundadores de Poço Verde, pois terras para a fundação de Poço Verde, foram doadas por ele.
Em 1863, a povoação de Poço Verde começou a formar-se primitivamente à margem direita do rio Real, no estado da Bahia, daí sendo, depois, transferida para o lado esquerdo do rio, no estado do Sergipe devido a questão religiosa pois, pertencia quando na Bahia à Diocese de Jeremoabo, muito distante do povoado e com pouca assistência por parte dos párocos. Ao se transferir para Sergipe, ficou pertencendo a Diocese de Tobias Barreto, bem mais perto e portanto com muito mais assistência de párocos.
Por volta de 1923, foi criado o distrito de Poço Verde, passando a sua sede à categoria de Vila, em 1938 segundo as disposições da Lei Federal nº 311 de 2 de março de 1938. Pertencia o referido distrito ao município de Campos (hoje, TOBIAS BARRETO). Finalmente em 25 de novembro de 1953, foi criado o município de Poço Verde, desmembrado de Tobias Barreto passando automaticamente à categoria de cidade por força da Lei Federal nº 525 - A, de 25 de novembro de 1953.
Hoje Poço Verde é o maior produtor de Feijão do Estado de Sergipe e o 12º do país sendo o 2º de milho no Estado. Também subsiste da pecuária existentes em várias zonas rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário