quarta-feira, 17 de julho de 2013

1ª CORRIDA DE REVEZAMENTO DA PRAIA!!!!!!

 

PACE o que é? Para que Serve?

“Pace” é uma palavra de origem inglesa que significa passo, movimento regulado, ritmo (Dicionário Michaelis). O Pace é um termo muito utilizado por praticantes de corrida de rua e expresso o tempo que levamos para percorrer um kilometro (min./km).

Como é calculado?

Para aqueles que já correram alguma prova de rua basta dividir o tempo gasto (em minutos) pelo total do trajeto percorrido (em kilometros).

Por exemplo: Um indivíduo terminou a corrida de 5 km em 30 minutos:

Pace Médio = Tempo (em minutos) / Distância (em kilometros)

30 min. / 5 km = 6 min./km (Isso significa que a cada 6 minutos ele percorreu 1 kilometro)

Os corredores iniciantes que não tem noção do seu Pace Médio podem calcular através da seguinte forma:

Basta um relógio com cronômetro e um local adequado (plano e com a marcação exata da distância de 1 km) para realizar o percurso e o calculo. O tempo total cronometrado no percurso é o seu Pace.

Recomenda-se realizar duas tomadas de tempo. A primeira corrida ao ritmo que está acostumado normalmente nos treinos. Na segunda tomada de tempo procurar correr em um passo um pouco mais forte. Não se esquecer de realizar um aquecimento adequado antes (corrida leve de 3 a 5 minutos).

Em iniciantes é comum observar eles acelerarem seu ritmo no início da corrida acima do que estão acostumados nos seus treinamentos e acabam cansando antes de terminar o percurso. Acabam ficando ofegantes e terminam caminhando ao final dos últimos metros. O objetivo é manter o mesmo ritmo de passada durante todo percurso sem a necessidade de caminhar.

Pra que serve o Pace?

Em primeiro lugar serve para poder organizar a largada da corrida. Normalmente a organização do evento vai distribuir os atletas mais velozes à frente dos demais. Essa sinalização é feita com bandeiras de diversas cores indicando determinado grupo com mesmo ritmo de corrida. São distribuídas pulseiras coloridas que dão acesso aos atletas nos locais determinados. Também existem alguns integrantes da organização da corrida que correm com placas indicativas do Pace.

É uma informação muito importante porque, baseado nesse dado, podemos controlar melhor nosso ritmo durante uma prova de rua. É fundamental ter essa noção de tempo e distância durante a prova. Para os iniciantes também pode ajudar a controlar a ansiedade e expectativa de conseguir ou não terminar a sua primeira corrida de rua.

Bons treinos!

Thiago Oliveira

Consultor esportivo km esportes

Treinador DPACE

Fonte: http://pacerhouse.com.br/run


Um comentário: