terça-feira, 23 de julho de 2013

CORRIDA DO ADVOGADO 2013



Os 10 mandamentos da corrida de RUA

 

A cada ano vem crescendo o número de praticantes de atividade física, em especial os que procuram a corrida como uma alternativa para fugir do sedentarismo.

Todo esse crescimento está ligado aos inúmeros benefícios que a corrida de rua trás para a saúde, por conta desse crescimento ai vão 10 dicas para você melhorar a sua corrida e correr com mais segurança e eficiência.

1- correr sempre com a orientação de um profissional habilitado em corrida de rua.

Ele irá planejar o seu treinamento de acordo com as suas limitações, evitando possíveis excessos de treinamento.

2- Sigam as orientações do seu treinador.

O treinador é o mediador no processo ensino/aprendizagem, ele sempre irá orientar os seus alunos/atletas com dicas importantes para melhorar os rendimentos nos treinamento e provas.

3- Monitore o seu rendimento

Existem hoje tecnologia para monitorar as variáveis do treinamento tais como, frequência cardíaca, pace ( tempo por km), GPS, possibilitando uma melhor análise dos dados e ajudando na hora da prescrição do treinamento.

4- faça check up médico

Os exames médicos são fundamentais para sua segurança, para ver se está tudo em ordem, para definir suas limitações, cargas de treino, e saber onde pode haver melhoras. Na maioria das vezes, um pequeno problema não detectado precocemente pode agravar-se com o decorrer dos treinos, e por em risco toda sua temporada. Um teste ergométrico ou ergoespirométrico com acompanhamento de um cardiologista, uma boa avaliação ortopédica e os exames de sangue, são uma grande pedida a cada seis meses ou no mínimo a cada um ano.

5- Invista nos exercícios educativos

Esses exercícios atuam em cada fase da passada, otimizando a coordenação, equilíbrio, postura durante a corrida, proporcionando uma melhor eficiência mecânica, evitando assim uma fadiga precoce e diminuindo a incidência de lesão.

6- Tenha um objetivo

Todos na vida têm que ter um objetivo, levamos isso para a corrida também. Deixe claro para o seu treinador qual é o seu, e corra para alcança-lo.

7- faça um aquecimento adequado

O aquecimento vai deixar o organismo mais preparado para o ritmo a ser imposto durante a prova. Podemos dividir o aquecimento em duas partes, a (1) chamada de geral tem como objetivo tirar o organismo do estado de repouso e é composta por exercício de baixa intensidade.

A (2) chamada de especifica tem como objetivo preparar o organismo para o exercício especifico no nosso caso a corrida com certo ritmo e neste ponto é importante fazer corridas curtas com intensidades variadas até chegar bem próxima a do ritmo de prova treinado.

8- Realize sessões de treinamento funcional

Os exercícios funcionais visam melhorar um movimento especifico com exercícios que utilizam força, resistência, coordenação e equilíbrio, propriocepção, e potência, atuando diretamente na performance dos praticantes.

 9- Correr é diferente de sair correndo

Correr envolve técnica, treinamento, e principalmente planejamento adequado na hora da prescrição, sair correndo é um ato de desespero que não precisamos de técnica e sim se força de vontade, logo iremos cansar, pois gastaremos muita energia para manter esse movimento inadequado.

10- Participe de provas de corrida de rua

É muito interessante participar de algumas provas que acontecem durante o ano, para que haja uma boa avaliação de sua evolução e alcançar o nosso objetivo final que é terminar a nossa primeira prova de maneira eficiente e segura. e cada vez mais, procurar um objetivo diferente de acordo com a sua condição física.

Boa corrida!

THIAGO OLIVEIRA

CONSULTOR ESPORTIVO KM ESPORTES

TREINADOR DPACE

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário