quinta-feira, 25 de julho de 2013

XXVIII CORRIDA DO MILHÃO




 XXVIII CORRIDA DO MILHÃO

Dia 28/07
 
Horario: 8 hs

Distancia: 9 km

Cronometragem: Chip

Percurso: Largada na rua de São João; sobe a Ponte Aracaju - Barra dos Coquieros e volta do posto da Policia Rodoviaria.  

Inscrição: Na loja Esporte & Lazer, rua Geru. R$ 12,00 ou 4 kgs de alimentos não perecíveis, até 20/07.



CORRER OU SAIR CORRENDO

 

Qual será o verdadeiro segredo do sucesso absoluto da corrida? Alguns dizem que correr é democrático, outros que a corrida é um esporte de baixo custo, e há outros que dizem que a corrida não distingue classe social, credo, raça, sexo ou idade. Para mim, é simplesmente o fato de poder calçar o meu tênis e correr a qualquer hora e em qualquer local e ainda poder escolher o meu cenário, seja na areia da praia da Barra da Tijuca, na estrada ou no Parque do Ibirapuera. Correr é simplesmente correr.

Afinal qual a diferença?
Há uma grade diferença entre correr e sair correndo. Outro dia, no Facebook, em um grupo fechado de corredores eu postei: você corre ou sai correndo? Foram muitas pessoas que responderam: uns correm e outros saem, simplesmente, correndo. Afinal qual a diferença? Correr é uma ciência e exige conhecimentos fisiológico, biomecânico e metodológico para a sua prática com objetivos de trazer benefícios à saúde. Sair correndo é um ato, como você sair correndo atrás de um ônibus, você não irá prestar atenção na postura do tronco, joelhos, cabeça etc., e sim, tentar pegar o ônibus.

A corrida é emoção, prazer, uma ciência complexa e cheia de detalhes. Para cada planilha de treinamento, cada sessão e cada dia de repouso existem uma gama de conhecimento científico com a finalidade de tornar o treinamento mais eficiente e seguro para o seu praticante. E, com objetivo de esclarecer aos praticantes e aos amantes desta modalidade, vamos aqui abordar os principais pontos que envolvem esta ciência, a ciência do treinamento desportivo ou simplesmente preparação física.

Estrutura e organização do treinamento

A preparação física é estruturada com base em exercícios sistematizados, representando um processo organizado pedagogicamente com o objetivo de direcionar a evolução do atleta. O treinamento implica na existência de um plano em que se definem igualmente os objetivos do atleta e os métodos de treinamento. A estrutura e organização do treinamento adotará o período de tempo tanto de treinamento como de competições. A planificação do treinamento tem um caráter temporal, portanto, considera um início e um fim do processo de preparação e competições e estará determinada fundamentalmente pelo calendário competitivo.

A periodização do treinamento desportivo

A periodização é um dos mais, senão o mais, importante conceito do planejamento do treinamento. O termo origina-se da palavra período, que é uma fração do tempo ou uma divisão em pequenas partes, mais fáceis de controlar denominadas fases.

A periodização do treinamento desportivo pode ser vista como uma divisão organizada e planejada do treinamento anual, semestral, quadrimestral e ou trimestral dos atletas, ou seja, obter o máximo da condição esportiva através da dinâmica das cargas de treinamento distribuídas por períodos lógicos de treinamentos.

Estes períodos lógicos de treinamento são distribuídos em três fases: aquisição, manutenção e perda temporal da forma esportiva, ou período preparatório, competitivo e transitório. O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva, o período competitivo é relativo à manutenção da forma esportiva e o período transitório é responsável pela perda temporal da forma esportiva.

A importância do planejamento adequado
Podemos observar que não basta apenas treinar, temos que planejar a forma, o método, quando e como queremos que a nossa condição se eleve de maneira satisfatória para podermos chegar ao momento máximo de nossa condição física e conseguimos bons resultados de forma estruturada e planejada.

Bom treino

Alexandre Machado
fonte: http://pacerhouse.com.br/run

Um comentário:

  1. Qual é a premiação na geral e na faixa etária ?
    mande todas informações para o Email : lunapululuca2009@ Hotmail.com

    ResponderExcluir