terça-feira, 28 de outubro de 2014

CORRIDA "SEU FIEL" 80 ANOS!!!!!!!!

Um corredor Fiel
Às vésperas de completar 80 anos – exatamente no dia 2 de novembro – o aposentado e corredor de rua, Fiel Martins de Souza ou simplesmente Fiel, como é mais conhecido, é o exemplo da disposição. Ganhador de inúmeros títulos, entre eles um brasileiro em 1999, em Brasília, ele garante que vai continuar correndo pelas ruas de Aracaju até quando tiver saúde. Afinal, não é todo mundo que se dedica aos esportes desde os 14 anos de idade e, por diversas vezes, carregou o fogo simbólico em aberturas de jogos olímpicos estudantis.

O estilo de vida atlético garantiu-lhe saúde ao longo destas quase oito décadas de vida. Ele só vai ao médico quando necessário e garante que, atualmente, a sua saúde está às mil maravilhas. Apesar de ser natural de Jeremoabo - Bahia, Fiel tem raízes sergipanas, pois os seus pais são de Carira e tiveram que sair do Estado, na década de 30, por medo do bando de Lampião e Maria Bonita. A mãe morreu cedo e depois ele seguiu para o Paraná e foi lá que começou a estudar e a praticar esportes.

Nas terras paranaenses, os estudos e a corrida estiveram sempre presentes na sua vida, mas passou pela natação, futebol e até equitação. Os estudos prosseguiram e, ainda jovem, foi trabalhando Ministério da Indústria e do Comércio, atuando no Instituto Brasileiro do Café, onde exercia a função de agente de portaria e escriturário. E lá no Paraná passou 34 anos.

Quando voltou para o Nordeste deixou de nadar, por achar a “água muito contaminada”, e seguiu na corrida de rua. Inicialmente, foi morar em Salvador e alguns anos depois retornou para Aracaju. Do início da carreira de corredor de rua até agora, Fiel guarda boas lembranças. E nem tem ideia de quantos quilômetros percorreu. Uma das recordações foi quando sagrou-se campeão de corrida no Nordeste e depois competiu com atletas de todo Brasil, em Brasília, sendo o primeiro colocado. Ele não tem ideia de quantos troféus e medalhas guarda em casa. Também não se recorda de quantos quilômetros foi a prova que venceu na capital federal.

Fiel continua correndo e faz isso três ou quatro vezes por semana. Às vezes corre cinco ou 10 quilômetros, mas quando está mais disposto faz, tranquilamente, 50 quilômetros. Sai do bairro Santos Dumont, onde mora, vai até Atalaia e retorna, montando seu percurso. Durante esses treinos não se preocupa com o tempo de corrida. Somente nas provas oficiais é que fica de olho no relógio. E quando o foco é correr contra o relógio, Fiel faz bonito e sempre sobe ao pódio.

Lenda- Diz a lenda urbana, que Fiel corre vários quilômetros sem um gole de água, mas o atleta dá uma gargalhada e revela que não é bem assim. “É incômodo correr com aquele cantil de água. Quando bate sede recorro aos amigos que vejo por onde passo. “Me dê um pouco de água aí”, conta. Fiel faz parte da equipe Pé do Chão prefere correr em grupo, pois é mais animado. Mas nem todos os dias é possível reunir a turma, por isso ele sai sozinho. Quem tiver o olhar atento ao que se passa nas ruas da cidade, vai vê-lo correndo.

Para ele, correr é uma alegria sem fim. “Não pretendo parar de correr e o único conselho que eu dou para um atleta de qualquer idade é treinar e treinar sem doping”, disse Fiel, que sai pelas ruas distribuindo sorrisos e olhando tudo atentamente com os seus argutos olhos azuis. E se define apaixonado por corrida, louco pelo que faz e não pretende parar tão cedo. “Para mim a corrida só traz coisa boa. Às vezes estou me arrastando, mas basta dar uma corridinha de 5 km que espanto qualquer problema”, garante.


Fonte: Tocorrendo.com

DATA: 01/11/2014

DISTANCIA: 5 KM e 10 KM 

HORÁRIO: 16hs.

LARGADA E CHEGADA: Areia da Praia de Atalaia em frente ao CEPE (Petroclube).

PERCURSO: Largada na areia da praia sentido Aruanda, indo e voltando.

INSCRIÇÕES: Geral-  R$25 ,00
                          Atletas de 60 ou mais de idade - R$15,00
LOCAL: Loja Esporte e Lazer- rua Geru centro em Aracaju-SE
               fone:3214 3724

PERÍODO: 21/09 A 29/11/2014

                                                REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário