sábado, 27 de setembro de 2014

A Corrida e a Respiração!!!!!!!!!

A Corrida e a Respiração
Treinador explica e orienta sobre sintomas, causas e influências para a saúde respiratória dos corredores.

Imagine só: você vem praticando corrida de longa distância, e sabe, por isso, que desenvolve bem seu sistema cardiorrespiratório. Mas depois de vinte anos, pode ser acometido de problemas respiratórios. Por quê? Problemas respiratórios podem ter várias apresentações.Resfriados que podem ser conduzidos a uma gripe, e daí terminar em pneumonia - Resfriados e renite alérgica - Uma gripe forte que pode conduzir a tuberculose.
Mas, se a corrida desenvolve e potencializa o sistema cardiorrespiratório, não será incompatível a combinação com estes problemas respiratórios? Bem, a corrida, é fato, desenvolve e potencializa a condição cardiorrespiratória do corredor. Ela ajuda no aumento da resistência orgânica, defendendo o organismo de agentes microscópicos que prejudicam seu organismo. Enquanto corre, o corredor procura se alimentar adequadamente, vive com boas e equilibradas horas de sono, bebe o necessário para se hidratar e reidratar, então o seu organismo deverá permanecer fora do alcance de gripes e pneumonias.
Mas, nem tudo na vida do corredor gira somente em torno de treinamento. Os ingredientes acima descritos devem ser equilibrados e quando isso acontece, eles se unem com o assunto que devemos observar adiante.
Tipos de Reforço para o Corredor. Há dois pontos cruciais que definem a recuperação e manutenção religiosa do organismo do corredor. O primeiro chama-se Planejamento de treinos, e o segundo se chama Equilíbrio Emocional.
Planejamento de treino: define o equilíbrio, que define a intensidade, e que define a harmonia física
Equilíbrio Emocional: define a continuidade do treino, a harmonia do metabolismo, a continuidade nos propósitos e na progressão lógica dos resultados de treino.
Planejamento x Equilíbrio Emocional
Teremos um ajuste precioso de treino que refletirá diretamente no seu organismo. Treinar com planejamento, é treinar dentro das condições REAIS de seu Corpo e Mente que determinarão o equilíbrio, a harmonia entre o ser que treina e o plano que lhe é sugerido.
Treinar é executar uma quantidade de exercícios que lhe foram sugeridas, dentro de um emaranhado de situações rotineiras, que podem se caracterizar por pouca carga, média carga ou carga demasiada. Se a carga for pequena, o fato é que seu organismo não atingirá limites maiores de condicionamento físico. Por outro lado, se a carga for excessiva, aí seu organismo poderá sofrer em três estágios distintos.
A saber:
Excesso de carga, excesso maior de carga e super carga, podem conduzir o seu organismo a uma necessária recuperação, igualmente maior, ou bem maior, ou até excessiva.
A verdade é que quando você executa cargas excessivas de exercício físico, pode levar médio tempo para sua recuperação, muito tempo para sua recuperação ou então, ficar mais de um ano para se recuperar totalmente da carga muito grande de treinos.
Enquanto isso, seu organismo que deveria se desenvolver, fica tentando se reequilibrar.
Quando se treina pouco, a carga é insuficiente para desenvolvimento harmonioso de seu organismo, e também estará sujeito a definir pouco o sistema cardiorrespiratório.
Quando você treina e não sente o resultado favorável, depois de treinar por muito tempo, pode sentir pouca motivação, cansaços inexplicáveis e acreditar que a corrida não é para você. O fator emocional pesará muito e se continuar a treinar de forma indevida, assim terá dois destinos certos pela frente; para de correr ou atropela sua vontade e continua a treinar, deixando de obter resultados favoráveis.
A verdade é que chegamos a um assunto muito comum entre as pessoas e que, vez ou outra, se ouve dizer que está sempre gripado, cansado e desmotivado, mas não desiste de correr.
Se você está sentindo algum destes sintomas, tem um treinamento não muito confiável, deixe alguém avaliá-lo de forma que talvez mude e encontre a razão para seus treinamentos.
As influências do meio externo na sua saúde de Corredor
O ar poluído: Dependemos da escolha correta de local e de horários para não sofrermos tanto, as influências negativas deste fator nocivo.
As relações afetivas com familiares e profissionais: Diz o ditado que, escolhemos os melhores amigos, porém, o trabalho e a família, muitas vezes dependemos da sorte e de harmonia partilhada com outras pessoas. Devemos observar o que nos maltrata, sob o risco de não efetivarmos resistência física, pelo simples fato de dividirmos um problema emocional mal resolvido.
A relação com sua vida pessoal: Pessoalmente deixamos de observar algumas situações que nos incomodam e nem sempre dominamos. É fato que tem aqueles dias em que não nos entendemos. Falamos mal e nos irritamos por qualquer coisa e às vezes, sentimos alguma forma de estresse que não sabemos a saída para tal. A saída pode estar em um happy hour, uma corrida com os amigos, um cinema, um teatro ou qualquer outra situação que nos faça esquecer o que não sabemos a causa.
Para qualquer que seja a causa, não importa, estamos treinando corrida e o futuro, nos trará a melhor forma de correr e a melhor saúde. Sintoma de ótimos treinos é o fato da gripe ser rápida, a febre curta, a resistência maior e nos possibilita fazer muitas coisas, além de correr.
Bons treinos fortes.
fonte: Revista O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário