segunda-feira, 9 de setembro de 2013

2ª CORRIDA DOS BANCARIOS 2013!!!!!!!



As 10 corridas mais queridas do Brasil

Selecionamos as dez provas com o maior número de fãs

Quando o assunto é corrida de rua, o brasileiro não tem do que reclamar. Há opções para todos os gostos: das provas “clássicas”, como a São Silvestre e a Meia da Ponte, às “rápidas”, como a Sargento Gonzaguinha e a Tribuna de Santos, passando pelas divertidas (como a Night Run, a Meia das Cataratas e o Circuito das Estações adidas) e até pelas pesos-pesados, como a Volta à Ilha e a Maratona de São Paulo.
Com uma relação tão extensa, fica difícil optar por umas ou outras, selecionando as mais queridas do Brasil. Para chegar a estas dez provas, a revista reuniu sugestões de atletas, mas também se baseou na experiência de seus próprios repórteres-corredores. Confira e, se for o caso, conteste, fazendo a sua própria seleção.

1 - São Silvestre - A mais tradicional
A maior prova de Rua do Brasil em número de participantes (e também a mais antiga) é desejada por diferentes tipos de atleta. Iniciantes e apressadinhos sonham em completar o tradicional percurso de 15 km no último dia do ano, passando por vários marcos de São Paulo, como a Avenida Paulista e o Teatro Municipal. Realizada desde 1925, quando o jornalista Cásper Líbero decidiu “copiar” uma corrida noturna francesa, atualmente recebe cerca de 25 mil inscrições a cada edição.

2 - Maratona de São Paulo - A preferida da elite
Realizada desde 1995, a Maratona Internacional de São Paulo é, junto com a São Silvestre, a prova brasileira que recebe os principais nomes do atletismo mundial. O recorde da prova, porém, é do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que em 2002 cravou 2h11min19s — por sinal, a melhor marca de uma maratona realizada no Brasil até hoje. Neste ano, além de mudar do outono para a primavera (dia 6 de outubro), terá também alterações em seu trajeto, com largada e chegada nas proximidades do Parque do Ibirapuera.

3 - Volta Internacional da Pampulha - Mineirinha
A mais famosa corrida de rua de Belo Horizonte é realizada desde 1999, com percurso de 18 km. Além da competição, a prova reserva boas atrações turísticas para os corredores, já que o percurso inclui uma volta completa em torno da lagoa da Pampulha, passando por vários pontos planejados por Oscar Niemeyer, como o Jardim Botânico, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e o Museu de Arte da Pampulha.

4 - 10 KM Tribuna Fm-Unilus - Apressadinha
Além de atrair um grande número de competidores — são cerca de 18 mil inscrições a cada edição —, a prova, com percurso de 10 km, carrega a aura de “veloz” por conta do trajeto totalmente plano, por isso é ideal para quem busca bater o próprio recorde. Entre seus fãs está Marilson Gomes dos Santos, que já venceu a corrida por seis vezes, com 27min59s em 2011, seu melhor tempo.

 5 - Night Run - Corrida ou balada?
Atendendo ao apelo de quem tem devoção pela vida noturna — ou simplesmente não tem tempo de correr durante o dia —, o maior circuito “corujão” do País permite emendar uma “baladinha” à corrida, uma vez que, depois da prova, acontecem shows musicais. Além disso, DJs animam os corredores antes, durante e depois da prova, ao mesmo tempo em que ocorrem queimas de fogos e show de luzes durante quase todo o percurso. Em 2013, o circuito terá 21 etapas, passando por 15 cidades brasileiras.

6 - Circuito das Estações Adidas - Correndo atrás da Mandala
O maior circuito de corridas do Brasil é realizado desde 2006. No início, apenas os paulistas puderam participar de suas quatro etapas (outono, inverno, primavera e verão). Hoje, porém, o circuito passa por nada menos do que nove cidades, totalizando 36 corridas pelo Brasil. A maior atração, além da competição em si, são as mandalas, que devem ser preenchidas no fim do ano com a medalha conquistada em cada etapa. Um verdadeiro troféu do corredor amador.

7 - Meia das Cataratas - Para correr (e passear)
Imagine correr uma prova em meio à natureza, com temperatura agradável e ainda ter como pano de fundo uma das sete maravilhas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Por conta desse cenário, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, cerca de 2 mil corredores se deslocam para o Oeste do Paraná todos os anos desde 2007, quando foi realizada a primeira edição da Meia das Cataratas. O espetáculo principal da prova pode ser presenciado entre os km 7 e 8, quando se tem uma visão perfeita das grandiosas quedas d’água. O difícil é resistir à tentação de parar de correr para curtir o visual.

8 - Volta à Ilha - Ilha Encantada
Conhecer Florianópolis correndo ao lado dos amigos é a proposta desta prova de revezamento, realizada desde 1996 na capital de Santa Catarina. São 140 km de percurso, disputado em equipes de 12, oito corredores ou duplas (!!!) e recheado de trilhas, dunas e areia fofa. A parte mais temida do trajeto, de diferentes graus de dificuldade, está no final da corrida, quando o atleta depara com uma subida duríssima — o “Morro Maldito”—, seguida por um declive forte e escorregadio.

9 - Corrida da Ponte - Por cima da Ponte
Disputada no Rio de Janeiro desde 1981, quando a corrida de rua ainda engatinhava no Brasil, é considerada uma prova clássica. Suspensa no início da década de 1990, voltou a ser realizada apenas em 2011. Seu percurso de 21,4 km começa no Caminho de Niemeyer, atravessa os 13 km da Ponte Rio-Niterói e termina no Aterro do Flamengo.

10 - Maratona Pão de Açúcar de Revezamento - Gigante Latino-americana
Realizada desde 1993, quando recebeu mil corredores, em São Paulo, foi uma das grandes responsáveis pelo crescimento da corrida de rua no Brasil. Hoje, conta com 36 mil participantes apenas na prova da capital paulista (setembro) — a maior do circuito, que ainda passa por Fortaleza (junho), Brasília (agosto) e Rio de Janeiro (outubro). É considerada a maior maratona de “revezamento” da América Latina e a sexta do mundo.

(Matéria publicada na Revista O2, edição nº 123, julho de 2013)

Um comentário:

  1. Espero que A Organização da corrida dos Bancarios este ano coloque cartaz no Percurço avisando aos Motoristas que aquela via esta acontercendo uma corrida em comemoração ao Aniverssario dos Bancario de Sergipe.
    _____O Ano passado teve muitos Motoristas inresponsave,que não respeitou os Atletas,acho que faltou um pouco de Pessoal para trabalha e melhora na Orientação no Transito. ____Para a Organização pesso que melhore a segurança no transito no dia do evento.

    ResponderExcluir