domingo, 7 de dezembro de 2014

DICAS DE TREINOS!!!!!!!





Seja por compromissos pessoais, pela rotina com os filhos e/ou o trabalho, manter a disciplina nos treinos nem sempre é tarefa fácil. Mesmo colocando a corrida como algo importante na sua agenda diária/semanal, tem momentos que te exigem atenção e fazem com que você realoque o treino.

No início desta semana tive que ficar além do meu horário na segunda, o que me fez jogar o treino para terça. Na sexta, tive que sair em viagem, o que me fez jogar o treino para sábado. Por fim, todos os treinos de corrida saíram como planejado. Porém, naquele velho jeitinho brasileiro, Isso me fez refletir como é difícil conciliar a agenda. Não existe uma forma engessada. Na verdade, você até imagina como vai ser o ciclo de treinamento, mas nem sempre sai como você deseja.

Separei alguns pontos que sempre me ajudam a manter a disciplina nos treinos:

1) Marque na agenda
Acho que o primeiro passo para não furar o exercício/treino de corrida é encará-lo como uma atividade essencial. Anote na agenda o dia e horário de treino. Se preferir, coloque lembretes de alarme no celular.

2) Perto de casa/trabalho
Sei que muitos tem o acompanhamento com assessorias esportivas e estas tem horários e locais pré-definidos para dias de treino. No entanto, isso não impede de você treinar em outro local. Correr perto do trabalho ou da sua casa é uma ótima alternativa. Evita-se o deslocamento de carro/ônibus e você fica "pronto" logo após a atividade física. 

3) Coloque na mala 
Se for viajar, coloque o tênis na mala. Vai que sobra um tempinho entre uma reunião e outra ou ainda que descubras uma esteira na área fitness do hotel. 30 minutos já dá um treino. 

4) Prepare o "Kit Corrida"'
Esteja preparado para todas as possibilidades. Deixe um "kit corrida" (contendo tênis, meia, short e camiseta) no porta-malas do carro ou no armário do trabalho. Você não vai deixar de fazer um treino por falta de equipamento. 

5) Marque com um amigo
Correr em grupo estimula a disciplina nos treinos. Se o que te falta é o vínculo do compromisso, marque com um amigo o treino e não fure com ele (lógico). É o verdadeiro empurrãozinho da amizade.

6) Enturme-se
Entre para um grupo de corrida. Não necessariamente uma assessoria esportiva. Existem muitos grupos de corrida, sem qualquer custo financeiro. Você encontra vários nas redes sociais. A exemplo, o TwittersRun, o Loucos por Corrida, os Kenianos do Ig etc. Eles incentivam a prática do esporte e trocam dicas e experiências sobre a corrida. Muito legal.

Forte abraço e bons km's!!






Qual é a zona de queima de gordura?
O suor não significa que você está queimando gordura; Veja qual a zona de treinamento que queima mais gordura
Há corredores iniciantes que acreditam que, quanto mais você suar, mais gordura irá queimar. Mas não é bem assim. Correr num ritmo muito suave durante 45 minutos pode fazer você perder menos líquido, mas perderá mais gordura.
O corpo queima um percentual maior de gordura ao treinar em baixa intensidade (ou após cerca de 90 minutos de exercício contínuo). Em um ritmo de corrida suave, o corpo utiliza como fonte de energia as reservas de gordura corporal acumuladas.
Em qual ritmo?
Para entrar nesta zona, você deve treinar na zona de 60% a 70% de sua frequência máxima cardíaca, em uma intensidade leve e confortável. Alguns chamam isto de “ritmo de conversação”, porque você é capaz de conversar durante a execução do exercício, sem sentir a falta de oxigênio. Para controlar a frequência cardíaca, é recomendável treinar com um monitor cardíaco. Conheça alguns modelos em nosso Guia de Produtos.
Faça exercícios de academia
Você não sabia? Ter uma boa porcentagem de massa muscular te ajuda a queimar mais gordura. O treinamento com pesos faz com que teu corpo ganhe mais músculo, e isso colabora para a queima de gordura na hora que estiver realizado o exercício ou até quando estiver em repouso. A combinação de exercícios físicos com treinamento com pesos é uma das fórmulas mais recomendadas para quem quer emagrecer.
Lembramos que a atividade física não só te ajuda perder peso. Manter um treinamento regular ajuda no fortalecimento de seus ossos, faz com que o sistema cardiovascular funcione corretamente e, também, melhora a sua saúde cerebral.
Cuidado com a síndrome de adaptação
Existem corredores que treinam de três a cinco vezes durante a semana e mantém uma alimentação equilibrada, mas que não conseguem perder os últimos quilos para chegar ao peso normal. Às vezes, o problema é que o corpo se adapta ao estímulo que recebe, ou seja, fazendo a mesma dieta e mantendo sempre o mesmo plano de treinamento.
Não mudar a dieta e dar ao corpo sempre o mesmo estímulo fará com que o metabolismo e o peso fiquem estagnados, o chamado “efeito platô”. É necessário mudar a dieta a cada duas ou três semanas e ter um plano de treinamento diversificado. Por este motivo, alguns exercícios aeróbicos e treinamentos com pesos também podem ajudar a variar a atividade física. Um vez que o atleta forma uma boa base aeróbica, é possível agregar exercícios de velocidade para mudar o estímulo.
(Fonte: Atletas.info, site parceiro na Argentina)
Revista O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário