quarta-feira, 3 de abril de 2013

CORRIDA RUSTICA "CIDADE DE ARAUA-SE"

 
 ARAUÁ COMPLETA 143º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA  


 
História

Em 1596 foi dada carta de sesmarias a Sebastião Brito e Francisco Soares, relativos às terras ao sul do rio Piauí; alí instalaram fazendas de gado, cultivos de cana e engenhos de açúcar, daí por que são considerados os primeiros desbravadores da região.

Como os primeiros senhores de engenho acharam que a sede do município (então Estância) ficava longe das suas propriedades, criaram ali mesmo nas suas terras um centro de vida social, próximo ao riacho de Parida. Em 1854 o povoamento foi nomeado 'Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Parida'. Na metade do século XIX houve uma ex-escrava que virou senhora de engenho, casada ainda com um cônego do município.

Por iniciativa de Joaquim José de Gois, José Felix do Nascimento e Tiburcio Manoel do Nascimento, foi construído na povoação o seu templo católico, cuja freguesia foi criada pela Lei nº 815, de 30 de abril de 1868, sob o nome de Nossa Senhora da Conceição de Arauá, mudando também o topônimo da povoação para Arauá, nome do afluente próximo do rio Piauí. A resolução nº 848, de 9 de abril de 1870, elevou a povoação à categoria de Vila, desmembrando-a do Município de Estância. E pela Lei de 15 de dezembro de 1938 a Vila de Arauá foi elevada à categoria de cidade.

 
 


 

V CORRIDA RUSTICA CIDADE DE ARAUA-SE
PERCURSO: 7 KM
DATA: 07 DE ABRIL DE 2013(DOMINGO)
SAIDA: POVOADO COLONIA SUCUPIRA
CHEGADA: PRAÇA DA MATRIZ DA CIDADE
HORARIO: 15:00H
INSCRIÇÕES GRATUITAS: por e mail : vagnerlsl@hotmail.com
INFORMAÇÕES: cel. 9888 7825 com VAGNER

Nenhum comentário:

Postar um comentário