terça-feira, 17 de junho de 2014

DICAS DE SAÚDE!!!!!!!

4 erros de quem quer emagrecer com o treinamento
Ricardo Wesley, 16 mai 2014



Aumentar o volume dos exercícios nem sempre é uma boa estratégia

É comum as pessoas entrarem na musculação para perder gordura – contudo, é preciso fazer as coisas certas para alcançar o objetivo.
Não é a primeira vez que falaremos aqui sobre emagrecimento – e não é, portanto, a primeira vez que diremos que para esse objetivo é necessário fazer ajustes na nossa nutrição. Se não pensarmos na alimentação, dificilmente alcançaremos o objetivo de perder gordura.
“Ok, mas, além da alimentação, o treinamento deve ter alguma eficiência para alcançar esse resultado”, você pode pensar. E é verdade, a musculação pode ser uma ótima aliada para quem está nessa empreitada. No entanto, é preciso saber como utilizá-la a seu favor.
Então hoje decidimos ilustrar 4 dos piores erros que você pode estar cometendo sem saber ao tentar emagrecer por meio da malhação.
ADVERTISEMENT
1# Aumentar o volume de treinamento
Não é possível cortar, desenhar ou definir uma musculatura. O que você consegue manipular é seu volume (se ela cresce ou diminuí) e também um pouco da concentração de nutrientes que ali existe. Portanto, esse negócio de fazer mil séries de mil repetições na cadeira extensora para cortar a musculatura do quadríceps é besteira.
Aumentar o volume do treino é um dos primeiros pensamentos que as pessoas têm para alcançar um gasto energético maior com os exercícios (o que provocaria perda de gordura).
Apesar de ser verdade que aumentar o volume aumenta o gasto energético, esse é pior momento para intensificar o treinamento, já que provavelmente você estará em dieta e estará fornecendo menos nutrientes para o seu corpo do que o normal.
Por isso, a sugestão é que mantenha volume de seu treino próximo ao que usava no período de ganho de massa muscular (antes de adotar a dieta) ou mesmo diminua um pouco.

2# Fazer mais repetições
Esse é outro pensamento recorrente: “Poucas repetições fazem o músculo crescer e muitas repetições fazem o músculo definir”. Mas isso não está certo.
Novamente, seu músculo só reconhece estímulo para aumentar e, caso o estímulo seja péssimo, diminuir. Por isso, se você fez todo um trabalho com X repetições e muda drasticamente, pode ser que essa nova estratégia não seja a ideal para que você mantenha sua massa magra.
Uma sugestão é manter aproximadamente o número de repetições. Pode ser também que você se preocupe em pegar mais leve pois acredita ser esse um momento de maior propensão a lesões. Mas não encane com isso. É verdade que a chance de lesão aumenta se você estiver muito magro e de dieta há muito tempo. Contudo, se você pegar leve no treinamento seu corpo vai pensar que não precisa de tanta massa muscular – e o que você não precisa seu corpo se desfaz.

3# Aeróbio em jejum
É muito popular entre fisiculturistas o aeróbio em jejum. Essa estratégia já se mostrou ligeiramente mais eficiente em algumas pesquisas do que o aeróbio comum quando o objetivo é perda de gordura corporal. Mas você não deveria utilizá-la. E o motivo é simples.
Logo ao acordar – e principalmente se você não consumir nenhum alimento – seu corpo está com o cortisol muito elevado, o que facilita sim a queima de gordura, mas também facilita a perda de massa muscular. Ou seja, você vai acabar sacrificando massa magra no processo, o que é totalmente desnecessário.
Além disso, a intensidade do exercício aeróbio nessa condição deveria ser baixíssima justamente para tentar prevenir a perda de massa magra. Agora, imagine quantas calorias você gastará realizando um aeróbio de intensidade muito baixa, algo como andar devagar. Você vai perceber que não compensa.

4# Aeróbio sempre devagar
Conforme já falado no item anterior, realizar exercício aeróbio em baixa quantidade gera pouca perda de calorias – e essa perda é importante no processo de emagrecimento.
Por isso, a sugestão são os exercícios intervalados de alta intensidade (ou high intensity interval training), que o próprio nome já descreve a atividade. Eles apresentam um maior gasto energético, além de um maior efeito sobre o metabolismo nas 24 horas seguintes ao treino. Ou seja, você vai acabar gastando mais energia.

5 dicas para eliminar a barriga

Ricardo Wesley, 18 jun 2014

Ninguém gosta dessa companhia

Não adianta fechar a boca para emagrecer – é preciso se planejar com treino e alimentação adequados.
Nem sempre estamos felizes com nossa saúde, com nosso físico ou mesmo com nosso visual. E, em muitos casos, o problema está relacionado ao excesso de volume na área abdominal. Se é que você me entende.
Sabemos que quem quer emagrecer não está feliz com sua condição física. Mas nem tudo são trevas. Emagrecer é um processo absolutamente possível e que acontece rapidamente se comparado ao de ganho muscular, por exemplo.
Para construir massa muscular é preciso um bom tempo, mas para emagrecer, muitas vezes, um mês é suficiente para vermos boa diferença.
ADVERTISEMENT
Então hoje viemos dar 5 dicas para aqueles que querem eliminar a barriga de uma vez.

1-Treine, mas treine corretamente
Fazer musculação de maneira correta é primordial para emagrecer, sabemos disso. Mas é extremamente comum ver pessoas que querem resultados treinando como fisiculturistas ou maratonistas. Sinto lhe dizer: isso não vai acontecer.
Temos que lembrar que cada modalidade de treino serve como uma ferramenta e não é algo definitivo. É muito comum as pessoas cometerem equívocos na academia ao procurar “perder barriga”.

2-Planeje uma alimentação balanceada
Sair de uma alimentação de 2000 kcal para uma de 800 kcal vai fazer você se sentir mal, com dor de cabeça, fraqueza, além de não lhe trazer os resultados esperados. Para alcançar o objetivo que temos em mente aqui, a alimentação tem que ser balanceada.
Como queremos potencializar a perda de gordura, aliaremos musculação a um bom planejamento alimentar. Imagine então sair de uma dieta de 2000 kcal para uma de 2200 kcal comendo mais e melhor. Se você malhar corretamente e perder 700 kcal por treino poderá emagrecer 1 quilo por semana sem problemas.

3-Utilize suplementação se souber o que está fazendo
Comumente as pessoas jogam dinheiro fora em suplementos, dietas e vitaminas que não necessitam. Obviamente que suplementos bem utilizados juntamente com dieta e treinamento lhe ajudarão em seus objetivos. Mas somente os suplementos, sem os outros recursos, é puro dinheiro jogado fora. Lembre-se que o caminho mais rápido e fácil para ter o corpo dos seus sonhos não está dentro de pílulas.

4-Abdominal
Abdominal não queima gordura localizada . Ponto. Mas treinar de maneira correta melhora sua postura e aumenta o tônus muscular, fazendo com que a aparência de seu abdome fique muito mais interessante.
Mas não basta fazer cinco mil abdominais por dia – é necessário treinar de maneira inteligente. Assim, fazendo muito menos você obterá resultados infinitamente superiores. 

5-Controlar o estresse
Ficar muito nervoso não é uma boa ideia. Aumenta o nível do hormônio cortisol, que, consequentemente, aumenta o acúmulo de gordura abdominal. Então buscar controlar o nervosismo e a ansiedade ajuda bastante nesse sentido. Algumas dicas são exercícios físico e técnicas de respiração, como os utilizados no pilates e mesmo na yoga.

Sobre o autor: Ricardo Wesley
O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 8 anos com treinamento para todas as idades e objetivos. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; e está fazendo mestrado em Ciências da Reabilitação. www.rwfit.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário