quarta-feira, 11 de junho de 2014

CORRIDA DA FOGUEIRA 2014!!!!!!!

ESTANCIA-SE
11 DE JUNHO: DIA DO BARCO DE FOGO
O Barco de Fogo é uma alegoria pirotécnica artesanal recheada com muitos fogos de artifícios - que se movimenta de um lado para o outro, em um arame, no percurso de 200 a 300 metros mais ou menos. Distribuindo muito brilho e cor nas noites juninas da cidade. Assim se caracteriza o Barco de Fogo, um dos mais importantes elementos da cultura sergipana, que tem suas raízes na cidade de Estância.
Segundo pesquisas o Barco de Fogo originou-se da imaginação de um menino, que certo dia fez um barquinho de papel e colocou fogo nele no quintal de sua casa, quase provocando um incêndio - seu nome, Chico Surdo. Foi criado na década de 30 pelo fogueteiro Chico Surdo e é uma manifestação única no mundo que acabou transformando Estância em "Capital Brasileira do Barco de Fogo"
Todos os anos no período junino, que são 30 dias de festa,  a cidade de Estância se enche de muita cor, brilho e calor humano que exala das manifestações folclóricas e culturais: atraindo muitos turistas para conhecer o que a cidade tem de melhor. E um dos principais atrativos, é claro, é o Barco de Fogo - demonstrado em vários pontos da cidade - é cultura do povo de Estância confraternizar com familiares e amigos em suas portas e suas ruas, com fogueiras acesas e a demonstração do majestoso Barco.


12ª CORRIDA DA FOGUEIRA SERÁ REALIZADA DIA 22 DE JUNHO DE 2014.

A Prefeitura Municipal de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Desporto, realizará no dia 22 de junho, ás 16h00, a 12ª Corrida da Fogueira, a qual estará saindo do Conjunto Santo Antônio (Cidade Nova) e percorrendo as principais ruas cidade, com destino a Praça Barão do Rio Branco.

PERCURSO:   8,5 KM

A tradicional corrida teve início em 1983, no primeiro mandato do prefeito atual, Carlos Magno, na administração em Nova Dimensão. Evento esportivo este, que visa comemorar o São João 2014, praticando esporte, através do atletismo. A festa junina de Estância é considerada a maior e popular do Brasil, manifestação cultural que atrai turistas de toda parte do Brasil e exterior. É também pioneira na fabricação de barco de fogo e busca-pé.
O evento esportivo tem como objetivo desenvolver e garantir políticas públicas através do desporto ao povo estanciano. Mente Ocupada é Mente Sadia, o Esporte é para todos.

INSCRIÇÕES GRATUITAS!!!!!!!

As inscrições estão abertas desde o dia 01/06 até 17/06, no Departamento de Esporte, localizado na Rua Monsenhor Paes Santiago 276 (centro), antiga Casa da Cultura. Mais informações (79) 3522 - 0131.
A 12ª Corrida da Fogueira terá para os ganhadores premiações com troféu, medalhas e dinheiro. Participe!

ENTREGA DOS KITS: NO DIA DO EVENTO A PARTIR DAS 14h!!!!!!!

SETURCOM/Prefeitura de Estância 

Nenhum comentário:

Postar um comentário