quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PILATES EXCELENTE ALIADO DO CORREDOR!!!!!!!

Pilates une flexibilidade, equilíbrio, força e vira bom aliado do corredor
Exercícios podem trabalhar a musculatura, postura e o alongamento, principalmente se aplicado de forma focada para o treino de corrida.
Pilates é uma atividade que une força, flexibilidade e equilíbrio, prezando pela concentração, respiração e execução dos movimentos de forma fluida e com bom posicionamento do corpo. Ele pode ser um bom aliado do corredor para trabalhar sua força muscular postura, principalmente se aplicado de forma focada para a corrida.
O instrutor de Pilates pode trabalhar a correção da pisada por meio de exercícios para melhor posicionamento de tornozelos, joelhos e pelve. A força dos grupos musculares importantes para a corrida também pode ser treinada com a utilização da resistência das molas dos equipamentos: o glúteo médio, que mantém a pelve e o joelho alinhados; o glúteo máximo, importante na manutenção da postura ereta e impulsão; a panturrilha, que tem papel fundamental na absorção de impacto; e o quadríceps, principal motor do joelho.
 Pilates une força, flexibilidade e equilíbrio: aliado de quem gosta de correr (Foto: Getty Images)

Consciência corporalpropriocepção e equilíbrio também são estimulados com essa técnica, melhorando o movimento do corpo durante a corrida. Todos os exercícios de Pilates são realizados com uma intenção de crescimento do corpo e com contração do chamado “Power House”, cujo principal músculo é o abdômen.
Isso auxilia na manutenção de uma boa postura na corrida e no controle da estabilidade do tronco. Há um treinamento intenso do “CORE “nos exercícios de Pilates, promovendo uma melhor estabilidade de tronco, que é entendida hoje como fundamental na prática de qualquer esporte.
alongamento da musculatura também é algo bastante trabalhado. Manter os músculos com flexibilidade normal e as articulações com a amplitude de movimento adequada é uma ferramenta do corredor na prevenção de lesões. Não pense que o Pilates é uma atividade muito fraca para corredores: quando aplicado de forma direcionada ele é uma ótima ferramenta no preparo do corpo para a corrida.

Pilates, funcional e treino suspenso são alternativas de trabalho de força
'Aliar o exercício aeróbico com a musculação traz mais benefícios do que
fazer um dos treinos isolados', explica a fisioterapeuta Raquel Castanharo

A ideia de que corrida e treino de força não combinam vem sendo refutada há um tempo, tanto na vida prática dos corredores, que estão sentindo a necessidade de aliar esses dois tipos de atividade, quanto no meio científico, com descobertas recentes de que as duas modalidades combinadas trazem benefícios aos atletas. Para isso, existem algumas alternativas de treinos de força muscular que fogem um pouco dos tradicionais equipamentos de academia e podem ser mais atrativos aos corredores:
O fisiologista Turíbio Barros expôs em uma de suas colunas descobertas científicas recentes mostrando que o treino combinado (aeróbico + musculação) é mais eficiente para o ganho de resistência para a corrida e hipertrofia do que somente um dos treinos isolados.
Exercício funcional, pilates e treino suspenso são opções de trabalho de força (Foto: Agência Getty Images)


Mesmo com todas as evidências e divulgação das vantagens do treino de força, alguns corredores são resistentes à musculação, na maioria dos casos por considerarem a prática pouca prazerosa. Confira opções de trabalho de força:
Treinamento funcional: esse tipo de treino trabalha mais de uma região do corpo ao mesmo tempo com movimento comuns ao repertório motor, como saltos e agachamentos, e uma de suas grandes vantagens é que ele pode ser realizado ao ar livre. Por exercitar o corpo como um todo esse treinamento aprimora a estabilidade articular de um modo interessante para a corrida;
Pilates: a atividade da moda, que tem como princípios essenciais a respiração, a concentração e o trabalho abdominal. É possível encontrar aulas específicas para corredores, com maior ênfase no fortalecimento dos membros inferiores e treino de padrões de movimento usados na corrida;
Treinamento suspenso: esse tipo de treino está ganhando visibilidade juntamente com o treinamento funcional. Um dos pilares dessa técnica é promover resistência para os movimentos utilizando o próprio peso do corpo. Braços e pernas podem ser fortalecidos e uma grande força no tronco é necessária para estabilizar o corpo. Pesquisas mostram que a musculatura abdominal é muito bem treinada quando essa técnica é corretamente executada, aumentando a proteção da coluna vertebral contra lesões.
Se mesmo com as alternativas à musculação tradicional o treino de força ainda for algo pouco atrativo, realize pelo menos um pequeno treino para alguns músculos-chave da corrida. São eles: anterior da coxa (quadríceps), panturrilha (tríceps da perna), glúteo (glúteo máximo) e lateral do quadril (glúteo médio).



Colaboração: Denise Pripas, fisioterapeuta especialista em Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário