segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!

QUE 2015 SEJA REPLETO DE MUITA SAÚDE,HARMONIA E PROSPERIDADE

Infelizmente esse buscador não tem nenhuma Assessoria daqui de Sergipe, pensando nisso segue abaixo algumas dicas de onde começar a correr aqui em Aracaju.
Assessorias Esportivas


Como escolher uma assessoria esportiva
É só dar o primeiro passo para perceber o universo que cerca o mundo corrida. Começa aparecer dúvidas quanto a alimentação, movimento aerodinâmico durante a corrida, a respiração ideal etc. Com disciplina, a corrida vai ganhando performance e o corpo reage bem aos estímulos. Logo, ficamos mais empolgados com os resultados iniciais. E aí então vem aquela pergunta: será que entro para uma assessoria esportiva?

Não é só porque a corrida é um esporte individual que ela precisa ser feita de forma solitária. Treinar acompanhado tem certas vantagens e algumas delas são: manter a motivação sempre em alta e buscar novos desafios. Agora some a isso os benefícios de ter o acompanhamento de um treinador especializado, para preparar suas planilhas, orientar os treinos, tirar dúvidas sobre os treinamentos, dores e alimentação. 

Quem procura o auxílio de uma assessoria esportiva está em busca de um treinamento mais sério e com supervisão de profissionais que entendam as necessidades de cada corredor, sendo ele iniciante ou não. “O apoio técnico é importante, pois há professores de educação física que em alguns casos são atletas, unindo a parte científica a sua experiência prática”, avalia o treinador Fernando Assumpção, da Race Assessoria Esportiva.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher sua assessoria, pois a comodidade na hora de treinar deve ser determinante para o seu desempenho. Atenção para algumas dicas de:

Como escolher:
- Pesquise nos sites das assessorias para ver a estrutura que é oferecida ao atleta, como treinador, nutricionista, médico, laboratório, além de quanto custa todo esse serviço;
- Verifique os locais de treinamentos e horários, para que não atrapalhe sua rotina e deixe seu treinamento cansativo;
- A disponibilidade dos treinadores é importante para dar suporte ao atleta, seja por e-mail, telefone ou site, pois isso faz a diferença no desenvolvimento do corredor;
- As mensalidades variam muito de preço. Escolha a que mais cabe no seu bolso e aproveite as aulas.
- Em Santa Catarina, você pode localizar as principais assessorias aqui

Troca de Experiências:
Participar de um grupo de corrida dá ao iniciante a oportunidade de conviver com atletas experientes e que já passaram por situações que servem de aprendizado para quem está começando agora. Quando se treina sozinho, o corredor pode passar por situações, como dores causadas por um esforço excessivo, cuja causa ele ainda não tem experiência suficiente para detectar. Assim, ao treinar com mais atletas existe uma troca de informações que é primordial para a evolução dos treinamentos e a superação dos obstáculos.

Disposição:
Para levantar todos os dias uma hora mais cedo para treinar ou depois de um longo e estressante dia de trabalho partir para mais uma horinha de treinos, não pode faltar disposição. Afinal, quem quer evoluir nos treinos tem de ser aplicado. Quando o treinamento diário é feito sozinho e sem que ninguém esteja por perto para conversar e auxiliar, isso dificulta os resultados. “Em uma assessoria há pessoas de todos os níveis (iniciantes, intermediários e avançados). Sempre teremos um companheiro, o que torna o treino mais agradável. Afinal, lá todos têm o mesmo objetivo”, explica Carolina Stefani, professora da MPR Assessoria Esportiva.

Fonte: Revista O2 nº 101, setembro 2011.

ONDE CORRER EM ARACAJU: em ordem alfabética

 ACADEMIA DA PRAIA














MAIORES INFORMAÇÕES: entrar em contato via site ou Facebook 

domingo, 28 de dezembro de 2014

CORRIDA DA VIRADA!!!!!!!! 2014 - 2015



Corrida da virada (Corrida de rua)
Data: 31/12/2014 07:00
Cidade: Aracaju - Sergipe
Local: Bar Abrolhos, Aruana, após o clube da AABB.



CORRIDA DA VIRADA
Gratuita, terá medalha de participação para os 150 primeiros inscritos.
Por ser uma corrida entre amigos, cada um leva sua água, e tentaremos colaboração de amigos.
Única Regra: Obrigatório uso de camisa branca.
Informações e organização: César (79)9993-1455 e Genival Dantas (79)81147139 
Percursos: 5 km 10km 15km

sábado, 27 de dezembro de 2014

CORRIDA DE RUA DA COLONIA 13 LAGARTO-SE




CORRIDA DE RUA COLONIA 13
DATA: 04.01.2015
HORA: 16h
PERCURSO: 8KM
INSCRIÇÃO: Loja Esporte e Lazer, rua de geru em Aracaju
VALOR: R$25,00
Maiores informações: JOAQUIM MOURA (79)88065977

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mini Maratona da Cidade / Pirambu-SE





PIRAMBU-SE 

Geografia

O município apresenta temperatura média anual de 26ºC com precipitação média de chuvas de 1650 mm/ano, com maior período chuvoso entre março e agosto (outono-inverno).
O relevo é representado por planícies litorâneas (dunas, várzeas e baixios pantanosos); tabuleiros costeiros e colinas. Sua vegetação varia da higrófila e manguezalrestingacapoeiracaatingacerradocampos limpos esujos. O município está inserido na bacia hidrográfica do rio Japaratuba.10
O acesso ao município a partir de Aracaju, é feito pela Ponte Construtor João Alves (Aracaju/Barra dos Coqueiros) seguindo pela rodovia SE-100, em um percurso de cerca de 31 quilômetros de dunas, praias e manguezais.
blog do evento:
minimaratonapirambu.blogspot.com.br
ou liga 9947-7623 / 9627-0077 

domingo, 14 de dezembro de 2014

CORRER APÓS LESÃO!!!!!!!!

Como voltar a correr depois de uma lesão

Para que você volte aos treinos depois de uma lesão é preciso tomar alguns cuidados e saber o treinamento certo a ser feito. Siga essas dicas
Você se dedica aos treinos para correr mais rápido, ir mais longe e começa a sonhar com novos desafios. De repente, se machuca e precisa ficar afastado das pistas por algum tempo. Todos os ganhos em quilometragem, ritmo e aptidão (e a confiança conquistada) desaparecem rapidamente. E agora, como voltar para a corrida?
Na verdade, para que esse retorno seja facilitado, a melhor estratégia de tratamento é cuidar da área lesionada sem que haja a interrupção completa das atividades. Numa lesão por impacto repetitivo, como uma fratura por estresse, por exemplo, pode-se manter o treinamento aeróbio (através da natação e do ciclismo) sem colocar a estrutura em risco. Mas tudo deve ser pensado junto com o seu treinador e médico.
Isso porque, no momento em que há uma interrupção no treinamento, toda a estrutura passa por um processo de perda de condicionamento. Isso faz com que a capacidade de suportar carga seja reduzida no momento do retorno. Assim, a inclusão de outras atividades nos treinos é sempre importante para que não haja problemas na hora da retomada, que deve ser progressiva e considerar o nível de aptidão no momento da volta.
Lembre-se, sempre, que as adaptações do corpo acontecem de forma gradual. E quando você se machuca não é diferente. Um desrespeito a essa regra pode gerar nova lesão, o que fará com que você fique mais tempo afastado dos treinos. E esteja preparado para sentir possíveis dores, visto que quando se aplica carga numa estrutura que não está condicionada, dores musculares podem surgir.
As estratégias a seguir irão ajudá-lo a voltar aos treinos de forma mais satisfatória.
1. Ande antes de correr
Antes de voltar às passadas você deve ser capaz de andar por pelo menos 45 minutos (sem dor). Enquanto você caminha, músculos, tendões, ligamentos, fáscias e tecido conjuntivo se preparam para as exigências mais rigorosas da corrida.
2. Tenha paciência
Saiba onde você está agora. Não adianta ficar com a cabeça onde você parou. Muitas vezes uma prova ou outra meta incentivam o corredor a fazer mais do que ele deveria cedo demais. Mesmo que você tenha se dedicado à bicicleta, à natação ou a algum outro tipo de treino para manter a forma física, lembre-se que dependendo da lesão e do tempo que você ficou afastado, pode levar semanas ou até meses para que seus músculos, tendões, ossos e ligamentos voltem a ficar fortes o suficiente para lidar com a corrida novamente.
3. O que fazer?
Ao voltar aos treinos comece com corridas curtas e fáceis. Faça pausas para caminhada. Comece com três ou quatro treinos curtos por semana. Tente correr de 5 minutos a 10 minutos, alternando corrida e caminhada. E lembre-se da regra dos 10 por cento. Se você ficou afastado por três meses ou mais, não aumente a quilometragem semanal ou o ritmo em mais de 10 por cento a cada semana. Isso pode trazer novas lesões.
4. Faça musculação
O treino de força pode ajudar a tolerar um maior volume de corrida, quando feito corretamente. Para isso, você deve ter áreas importantes como alvo, como os glúteos e o quadril, que são essenciais na corrida. Faça, ainda, exercícios que imitam os movimentos da corrida (conhecidos como educativos) para ajudar a melhorar a coordenação muscular e a biomecânica do movimento. Você encontra boas opções de treinos nas matérias Para aliviar o joelho, fortaleça o quadril e 3 melhores exercícios para os glúteos.
(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari Treinamento Outdoor – Rio de Janeiro)

CORRIDA DE ABERTURA DO VERÃO 2014 - 2015!!!!!!!

Divulgação: http://vemcorrer.wordpress.com/

sábado, 13 de dezembro de 2014

CUIDE BEM DOS JOELHOS!!!!!!!

Para aliviar o joelho, fortaleça o quadril

O quadril fraco faz com que grande parte dos problemas dos joelhos apareça. Para evitar problemas, aposte neste treino
Com os treinos, muitos corredores passam a sentir dores nos joelhos. As mais comuns delas estão ligadas ao esforço repetitivo ou a sobrecarga que as articulações sofrem. Mas nem sempre o problema é apenas dessa região. Ao longo dos últimos anos, uma quantidade cada vez maior de pesquisas vem ligando os quadris fracos aos problemas nos joelhos do corredor. Por exemplo, um estudo recente publicado na Medicine & Science in Exercise & Sports descobriu que as mulheres que desenvolveram problemas nos joelhos têm maior instabilidade do quadril durante a corrida. Outra pesquisa, publicada no mesmo veículo, afirma que, depois de uma corrida difícil, as pessoas com problemas no joelho têm maiores problemas em curto prazo no quadril do que corredores sem dor no joelho.
O mais recomendado para não ter problemas é fortalecer o quadril em vez de focar apenas nos joelhos. Isso porque essa região faz parte das principais estruturas do corpo que atuam na corrida. Ela tem como principal função sustentar o peso corporal e promover o equilíbrio, seja estático ou em movimento, sendo a responsável por manter a sua postura correta enquanto corre.
Assim, para evitar as dores ou lesões comuns aos quadris e aos joelhos, é importante que você faça o fortalecimento e o alongamento dos músculos e tendões que envolvem essa região do corpo.
Aposte nos exercícios, a seguir, ao menos uma vez por semana e deixe as dores dos joelhos bem longe de você.
1. Abdução do quadril
Realize a abertura das pernas em sua máxima amplitude sem perder a postura e desalinhar a articulação o quadril. Esse exercício pode ser feito tanto na máquina, quanto no cabo, com caneleiras e usando o peso corporal.

2. Adução do quadril
Faça o movimento de fechar as pernas após promover uma abertura da articulação do quadril. A adução do quadril pode ser realizada na máquina e no cabo.

3. Flexão do quadril em pé
Com um dos pés apoiado no bosu e outro no chão, eleve o joelho mantendo a posição estável. O exercício pode ser realizado com joelhos estendidos ou flexionados, no cabo ou com caneleira

4. Flexão do quadril deitado
Prenda no tornozelo uma caneleira ou elástico para dar resistência ao movimento durante a sua execução. Realize o movimento de flexão do quadril com um dos joelhos estendido.

5. Elevação pélvica (bilateral ou unilateral)
Deitado de barriga para cima, flexione os joelhos mantendo os pés no solo e movimente o quadril para cima e para baixo.
FONTE:https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CUIDE BEM DE SEUS PÉS!!!!!!!!!

Fortaleça os pés com este treino

Os pés sofrem (e muito!) durante a corrida. E para que você não se lesione é preciso fortalecer essa região do corpo. Saiba qual treino fazer


Você não pensa sobre a importância dos seus pés na corrida até se machucar. E as lesões daqueles que o sustentam durante as passadas estão entre as mais chatas de serem tratadas e que deixam o corredor afastado dos treinos por mais tempo. Segundo estudos da Universidade de Cleveland (EUA), em média os pés levam 71 dias para a reabilitação completa. Isso porque eles são sobrecarregados durante os exercícios. O impacto das passadas é tão grande que pode chegar a três vezes o seu peso corporal. Por isso, se a musculatura não estiver preparada, o corpo reclama, de fato.
Para relaxar, boa parte dos corredores aposta na liberação miofascial, quando você desliza a face plantar sobre um rolo, um bastão ou uma bolinha, e na salmoura, quando você coloca os pés em um recipiente com água morna e sal para relaxar aqueles que sofrem tanto durante a corrida.
No entanto, para evitar problemas, é preciso fazer, ainda, fortalecimento dos pés com exercícios específicos e educativos de corrida. Isso faz com que a sua postura melhore e, consequentemente, evita as lesões mais frequentes nos pés como a tendinite, a bursite, o rompimento dos tendões (parcial ou total) e a fascite plantar.
Os exercícios, a seguir, são boas escolhas para fortalecer a musculatura dessa região. Eles devem ser realizados uma ou duas vezes por semana, junto com o seu treino habitual.

1. Flexão de dedos
Use os dedos como uma pinça, pegando pequenos objetos como, por exemplo, tampas de canetas ou de garrafas de água.
Benefício: fortalecimento, prevenção e recuperação do tornozelo.
Faça duas séries de 15 repetições em cada pé.



2. Flexão de tornozelo
Use uma caneleira de 2 a 3 kg que deve estar presa na parte anterior dos pés. Sua perna deve estar apoiada em um banco ou em uma cadeira, deixando o pé livre para realizar o movimento de flexão e extensão.
Benefício: fortalecimento tibial.
Faça três séries de 15 repetições.



3. Fortalecimento articular do tornozelo
Sentado com o dedão apontado para frente, desenhe no ar letras do alfabeto. Gire o dedão no sentido
horário e anti-horário. O movimento deve ser realizado usando apenas a articulação do tornozelo.
Benefício: aumenta a amplitude da articulação do tornozelo como forma de prevenção.
Complete todas as letras do alfabeto



4. Flexão plantar
Com as mãos apoiadas na parede, sem encostar os calcanhares no chão, realize a extensão do tornozelo unilateral ou bilateral.
Benefício: fortalecimento plantar e articular.
Faça três séries de 15 repetições.



5. Flexão plantar excêntrica
Sobre uma plataforma, apoie a parte anterior dos pés, deixando os calcanhares livres. Flexione os pés, sendo que o calcanhar deve passar a linha da plataforma com o objetivo de alongar a panturrilha e o tendão do tornozelo. Desça lentamente e voltar à posição inicial.
Benefício: alongamento muscular e fortalecimento dos tendões.
Faça três séries de 10 repetições.
 FONTE:http://o2porminuto.ativo.com

CORRIDA DA ACADEMIA DA PRAIA!!!!!!


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

2ª edição da Corrida e Caminhada dos Engenheiros de Sergipe 2014


FICHA DE INSCRIÇÃO E REGULAMENTO: http://nordesteaventura.com.br/inscricoes


Taxas de inscrição (Corrida): Até 18/10 - R$ 40,00 - De 19/10 até 30/11 (Último dia de inscrição) - R$ 50,00 – Limitado a 600 (seiscentos) atletas.

Caminhada: Até 30/11-R$ 10,00 mais 02 (dois) kg de alimento não perecível (INOVAÇÃO NORDESTE AVENTURA:Caminhantes receberão medalha de participação).

Inscrição pelo site: Depósito da inscrição no: Banco do Brasil - Agência 4461-X - Conta Corrente: 55.513-4
(Preferencialmente depósito identificado).

Premiação: Por categoria - MEDALHÕES -  Vide regulamento do evento, disponível no site www.nordesteaventura.com.br e nos locais de inscrição.

Idade mínima: 12 anos - Menor de idade somente com autorização escrita do pai ou responsável(referência da idade para enquadramento na categoria: 31/12/2014).

A Organização da prova poderá realizar sorteios com os participantes.


Todos os participantes receberão sacola especial do evento, camisa e medalha de participação (inclusive para caminhantes).


Preencher a ficha, assinar e enviar, junto com depósito bancário, digitalizados para:
inscricao@nordesteaventura.com.br 
Contatos: (79) 9136 3075
               (79) 9835 0111
             (79) 8811 5361

domingo, 7 de dezembro de 2014

DICAS DE TREINOS!!!!!!!





Seja por compromissos pessoais, pela rotina com os filhos e/ou o trabalho, manter a disciplina nos treinos nem sempre é tarefa fácil. Mesmo colocando a corrida como algo importante na sua agenda diária/semanal, tem momentos que te exigem atenção e fazem com que você realoque o treino.

No início desta semana tive que ficar além do meu horário na segunda, o que me fez jogar o treino para terça. Na sexta, tive que sair em viagem, o que me fez jogar o treino para sábado. Por fim, todos os treinos de corrida saíram como planejado. Porém, naquele velho jeitinho brasileiro, Isso me fez refletir como é difícil conciliar a agenda. Não existe uma forma engessada. Na verdade, você até imagina como vai ser o ciclo de treinamento, mas nem sempre sai como você deseja.

Separei alguns pontos que sempre me ajudam a manter a disciplina nos treinos:

1) Marque na agenda
Acho que o primeiro passo para não furar o exercício/treino de corrida é encará-lo como uma atividade essencial. Anote na agenda o dia e horário de treino. Se preferir, coloque lembretes de alarme no celular.

2) Perto de casa/trabalho
Sei que muitos tem o acompanhamento com assessorias esportivas e estas tem horários e locais pré-definidos para dias de treino. No entanto, isso não impede de você treinar em outro local. Correr perto do trabalho ou da sua casa é uma ótima alternativa. Evita-se o deslocamento de carro/ônibus e você fica "pronto" logo após a atividade física. 

3) Coloque na mala 
Se for viajar, coloque o tênis na mala. Vai que sobra um tempinho entre uma reunião e outra ou ainda que descubras uma esteira na área fitness do hotel. 30 minutos já dá um treino. 

4) Prepare o "Kit Corrida"'
Esteja preparado para todas as possibilidades. Deixe um "kit corrida" (contendo tênis, meia, short e camiseta) no porta-malas do carro ou no armário do trabalho. Você não vai deixar de fazer um treino por falta de equipamento. 

5) Marque com um amigo
Correr em grupo estimula a disciplina nos treinos. Se o que te falta é o vínculo do compromisso, marque com um amigo o treino e não fure com ele (lógico). É o verdadeiro empurrãozinho da amizade.

6) Enturme-se
Entre para um grupo de corrida. Não necessariamente uma assessoria esportiva. Existem muitos grupos de corrida, sem qualquer custo financeiro. Você encontra vários nas redes sociais. A exemplo, o TwittersRun, o Loucos por Corrida, os Kenianos do Ig etc. Eles incentivam a prática do esporte e trocam dicas e experiências sobre a corrida. Muito legal.

Forte abraço e bons km's!!






Qual é a zona de queima de gordura?
O suor não significa que você está queimando gordura; Veja qual a zona de treinamento que queima mais gordura
Há corredores iniciantes que acreditam que, quanto mais você suar, mais gordura irá queimar. Mas não é bem assim. Correr num ritmo muito suave durante 45 minutos pode fazer você perder menos líquido, mas perderá mais gordura.
O corpo queima um percentual maior de gordura ao treinar em baixa intensidade (ou após cerca de 90 minutos de exercício contínuo). Em um ritmo de corrida suave, o corpo utiliza como fonte de energia as reservas de gordura corporal acumuladas.
Em qual ritmo?
Para entrar nesta zona, você deve treinar na zona de 60% a 70% de sua frequência máxima cardíaca, em uma intensidade leve e confortável. Alguns chamam isto de “ritmo de conversação”, porque você é capaz de conversar durante a execução do exercício, sem sentir a falta de oxigênio. Para controlar a frequência cardíaca, é recomendável treinar com um monitor cardíaco. Conheça alguns modelos em nosso Guia de Produtos.
Faça exercícios de academia
Você não sabia? Ter uma boa porcentagem de massa muscular te ajuda a queimar mais gordura. O treinamento com pesos faz com que teu corpo ganhe mais músculo, e isso colabora para a queima de gordura na hora que estiver realizado o exercício ou até quando estiver em repouso. A combinação de exercícios físicos com treinamento com pesos é uma das fórmulas mais recomendadas para quem quer emagrecer.
Lembramos que a atividade física não só te ajuda perder peso. Manter um treinamento regular ajuda no fortalecimento de seus ossos, faz com que o sistema cardiovascular funcione corretamente e, também, melhora a sua saúde cerebral.
Cuidado com a síndrome de adaptação
Existem corredores que treinam de três a cinco vezes durante a semana e mantém uma alimentação equilibrada, mas que não conseguem perder os últimos quilos para chegar ao peso normal. Às vezes, o problema é que o corpo se adapta ao estímulo que recebe, ou seja, fazendo a mesma dieta e mantendo sempre o mesmo plano de treinamento.
Não mudar a dieta e dar ao corpo sempre o mesmo estímulo fará com que o metabolismo e o peso fiquem estagnados, o chamado “efeito platô”. É necessário mudar a dieta a cada duas ou três semanas e ter um plano de treinamento diversificado. Por este motivo, alguns exercícios aeróbicos e treinamentos com pesos também podem ajudar a variar a atividade física. Um vez que o atleta forma uma boa base aeróbica, é possível agregar exercícios de velocidade para mudar o estímulo.
(Fonte: Atletas.info, site parceiro na Argentina)
Revista O2

sábado, 6 de dezembro de 2014

MEIAS DE COMPRESSÃO É BOM?


Meias de compressão na corrida
O blogueiro e fisioterapeuta Marcel Sera explica o que são, para que servem e como funcionam estas meias compressivas, que vêm ganhando cada vez mais adeptos na corrida
Aposto que você já viu muita gente correndo com meias que sobem até abaixo do joelho, cobrindo toda a perna, semelhante a jogadores de futebol. E deve ter se perguntado se a pessoa tinha algum problema de circulação, algum tipo de dor, ou mesmo algum mau gosto estético. Se é bonito, ou não, não vem ao caso, pois o que importa é explicar o que são, para que servem e como funcionam estas meias compressivas, que vêm ganhando cada vez mais adeptos na corrida.
Diferentes das meias utilizadas como uniforme pelos jogadores de futebol e outros esportes coletivos, as meias compressivas servem, como o próprio nome diz, para gerarem uma compressão nas pernas de forma específica. Esta compressão costuma ser maior que a das meias comuns e tem como objetivo melhorar a força e a resistência muscular das pernas, reduzindo o risco de lesões e melhorando a performance.
As fibras elásticas dessas meias estão dispostas longitudinal e transversalmente, de forma que a compressão seja homogênea e funcionam como um tipo de contenção, evitando que o músculo oscile, ou vibre demais. Realmente, isso soa estranho, mas durante uma corrida, os músculos literalmente chacoalham com o movimento das pernas, vibrando conforme entramos em contato com o chão e subitamente eles voltam para uma posição inicial quando se contraem. Isso tudo, exige um controle considerável da musculatura, além de flexibilidade, força e capacidade de adaptação. Basta pensar por que cansamos mais ao correr na areia, na grama, em trilhas, etc. Um terreno mais firme e plano necessita de menos adaptações do corpo quando comparado a um terreno irregular. Ou seja, um músculo que oscila menos, vibra menos e precisa se adaptar menos, é um músculo que com certeza vai cansar menos e por isso render muito mais.
Para explicar outro papel destas meias, vou dar um exemplo simples. Imagine uns dez canudinhos, destes coloridos de lanchonetes, todos em pé, um junto ao outro, dispostos dentro de uma área circular. Se eu equilibrar um prato sobre esta estrutura, dependendo do peso desse prato, os canudinhos irão se dobrar para os lados. Primeiramente, os que estavam dos lados e depois os que estavam no centro, fazendo o prato cair. Porém, se eu simplesmente envolvê-los com alguns elásticos sem muita tensão, certamente, eles aguentarão mais peso, antes que se dobrem e derrubem o prato. Por conta deste mecanismo de suporte, é que as meias compressivas, também, auxiliam na prevenção e em algumas fases de tratamento de lesões musculares nas pernas.


Bom, até aqui parece que todos então, devemos comprar vários pares dessas meias e usá-las diariamente, correto? Não. É hora de analisar o outro lado da história. Afinal, sempre, existem aquelas pessoas que não se dão bem com o uso de acessórios.
Se pensarmos pelo lado mais simples, sabemos que quanto mais alta for a meia, mais ela vai te esquentar. E isso já é um desconforto para alguns. Outro ponto são os preços. Essas meias costumam ser um pouco caras, quando comparadas às outras. Mas o ponto principal, sem dúvida, é a falta de consenso a respeito de sua eficácia.
Da mesma forma que o efeito dos alongamentos na prevenção de lesões, o uso destas meias também existem prós e contras. O principal motivo contrário ao uso seria o mecanismo de adaptação dos músculos com o uso delas. Alguns profissionais acreditam que uma pessoa que usa as meias com certa frequência nos treinos e em provas, fará o músculo se acostumar com elas e, consequentemente, perder a capacidade de se adaptar às vibrações, oscilações, mudanças de terreno, etc, tornando-o mais suscetível às lesões, quando for correr ou realizar qualquer outra atividade física sem elas. Isso, realmente, faz sentido.
Mas, calma. Minha intenção não era de te deixar confuso. Se você já as usa, tente variar um pouco, realizando treinos com e sem elas. Dê preferência para usá-las em dias mais frios, ou quando você sente que seu corpo está um pouco mais cansado, ou indisposto. Agora, se você não usa, às vezes é válido experimentar para saber os benefícios que ela traz e quando você poderia usá-las. A minha opinião é a de que ela é mais uma ferramenta que você pode ter em seu repertório. Saber como seu corpo se comporta com e sem elas te dá um arsenal maior de recursos disponíveis a serem usados em diferentes provas e sequência de treinos. É o mesmo que treinar a corrida com pequenos frascos de água na cintura, ou com sachês de carboidrato no bolso. Uma vez que você conhece seus benefícios, vai saber em que partes e tipos de provas e treinos você poderá utilizá-los.
Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com
 Fonte: Revista O2

terça-feira, 25 de novembro de 2014

1ª CORRIDA E CAMINHADA DA AVOSOS!!!!!




No dia 30 de novembro, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizará a 1ª Edição da corrida pela criança com câncer. O evento será alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, que é comemorado no dia 23.
O evento tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância da causa do câncer infanto-juvenil, divulgando os sinais e sintomas e alertando sobre o diagnóstico precoce da doença. Além disso, arrecadar recursos para a instituição através do valor das inscrições e doações. Toda a renda será revertida para os projetos desenvolvidos pela instituição, que garante a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, com qualidade de vida.
Nesta iniciativa, a Avosos pretende levar 500 corredores em um percurso de 5 km e a expectativa é que se firme no calendário de corridas de rua de Aracaju, sempre no último domingo de novembro. Os participantes receberão Kit com, no mínimo, camiseta, número de peito e chip para cronometragem. Haverá medalha de participação para todos que completarem a prova. Os primeiros colocados, nas categorias masculino, feminino, receberão troféus e premiação especial.
De caráter solidário, o mais importante será participar e chegar com a sensação de dever cumprido: ter ajudado uma criança com câncer. O evento conta com a organização da Sergiesporte, patrocínio da Fecomércio, Casa Alemã, Oncoprod e apoio da Federação Sergipana de Atletismo, SMTT, Unimed e VIVO.
Em breve será disponibilizado o REGULAMENTO GERAL e o link para a realização das inscrições, assim como outras informações.
CAMINHADA
Ainda para incentivar a prática esportiva, será realizada uma caminhada para os interessados.

LARGADA: 07:30H
INSCRIÇÃO: Sede da AVOSOS, Loja Esporte e Lazer e site da Avosos.
PREÇO: R$ 40,00  mais a doação OPCIONAL de uma lata de leite ou 2 kg de alimentos.



A AVOSOS é uma associação civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos ou econômicos, fundada há 24 anos, que tem como finalidade amparar pacientes, principalmente crianças e adolescentes, com câncer e doenças hematológicas crônicas, através da promoção de ações nas áreas de assistência social e de saúde que contribuam para a obtenção de atendimento integral.
 Tem como objetivos:
- prestar serviços e benefícios socioassistenciais gratuitamente, no apoio ao tratamento médico para crianças e adolescentes assistidas na Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer, através de uma equipe multidisciplinar e realizar projetos e programas psicopedagógicos, educativos, culturais e recreativos;
- proporcionar prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, em nível ambulatorial no Centro de Oncologia Dr. José Geraldo Dantas Bezerra e em nível Hospitalar para pediatria em Unidades de Saúde Filantrópicas e Particulares conveniados.  Para crianças e adolescentes e a acompanhante o atendimento é gratuito e para adultos através de convênios com planos e cooperativas particulares;
- promover e apoiar cursos, congressos, seminários ou palestras, que visem a informação e a difusão dos avanços no tratamento e na prevenção nas especialidades disponibilizadas pela instituição;

Rua Leonel Curvelo, 55 Suíssa - (79) 3212.4700 avosos@avosos.org.br