domingo, 21 de abril de 2013

I CORRIDA DE SANTA CRUZ POÇO VERDE-SE



O início da história de Poço Verde se dá a partir de 1609, quando Antonio Guedes adquiriu uma sesmaria. Estas terras, provavelmente abrangem todos os limites, desse município. A origem do nome Poço Verde está relacionada a um poço, situado na fazenda do Sr. Sebastião da Fonseca Dória, conhecida como Fazenda Poço do Rio Real.
Após um período de estiagem (seca), permanecendo a sua superfície com uma vegetação verde, mudou-se o nome para “Fazenda Poço Verde”, e mais tarde o povoado recebeu este nome. Sebastião da Fonseca Dória é considerado um dos fundadores de Poço Verde, pois terras para a fundação de Poço Verde foram doadas por ele. Em 1863, a povoação de Poço Verde começou a formar-se primitivamente à margem direita do RIO REAL, no ESTADO DA BAHIA, daí sendo, depois, transferida para o lado esquerdo do rio, no ESTADO DE SERGIPE.
Por volta de 1923, foi criado o distrito de Poço Verde, passando a sua sede à categoria de Vila, em 1938 segundo as disposições da Lei Federal nº 311 de 02 de março de 1938. Pertencia o referido distrito ao município de Campos (hoje, TOBIAS BARRETO).
Finalmente em 25 de novembro de 1953, foi criado o município de Poço Verde, desmembrado de Tobias Barreto passando automaticamente à categoria de cidade por força da Lei Federal nº 525 – A, de 25 de novembro de 1953.


Nenhum comentário:

Postar um comentário