segunda-feira, 22 de abril de 2013

CORRIDA E PASSEIO CICLÍSTICO DO TRABALHADOR




DIA: 01/05 - Corrida do Trabalhador
Local: Sesc/N.S. do Socorro - Conjunto Marcos Freire II

Distancia: 7,4 km

Horário: 8 hs

Inscrição: Presencial na Loja Esporte & Lazer, rua de Geru, 226 - Centro Tel: 3214.3724

Valor: 2 kg de alimentos

Data Limite p/inscrição: dia 24/4 ou até completar 400 atletas

Data de confirmação e retirada do Kit: Dia 30/04 das 13h as 19h no Sesc Socorro

domingo, 21 de abril de 2013

I CORRIDA DE SANTA CRUZ POÇO VERDE-SE



O início da história de Poço Verde se dá a partir de 1609, quando Antonio Guedes adquiriu uma sesmaria. Estas terras, provavelmente abrangem todos os limites, desse município. A origem do nome Poço Verde está relacionada a um poço, situado na fazenda do Sr. Sebastião da Fonseca Dória, conhecida como Fazenda Poço do Rio Real.
Após um período de estiagem (seca), permanecendo a sua superfície com uma vegetação verde, mudou-se o nome para “Fazenda Poço Verde”, e mais tarde o povoado recebeu este nome. Sebastião da Fonseca Dória é considerado um dos fundadores de Poço Verde, pois terras para a fundação de Poço Verde foram doadas por ele. Em 1863, a povoação de Poço Verde começou a formar-se primitivamente à margem direita do RIO REAL, no ESTADO DA BAHIA, daí sendo, depois, transferida para o lado esquerdo do rio, no ESTADO DE SERGIPE.
Por volta de 1923, foi criado o distrito de Poço Verde, passando a sua sede à categoria de Vila, em 1938 segundo as disposições da Lei Federal nº 311 de 02 de março de 1938. Pertencia o referido distrito ao município de Campos (hoje, TOBIAS BARRETO).
Finalmente em 25 de novembro de 1953, foi criado o município de Poço Verde, desmembrado de Tobias Barreto passando automaticamente à categoria de cidade por força da Lei Federal nº 525 – A, de 25 de novembro de 1953.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

28ª CORRIDA RUSTICA DE ESTANCIA-SE




28º Corrida Rústica de Estância: 165 anos

de elevação à Categoria de Cidade

DATA: 04 DE MAIO 2013

Corrida CIDADE DE ESTANCIA é alusiva ao aniversário da cidade de Estância, que estará completando 165 anos de elevação à categoria de Cidade. É um evento tradicional, onde atletas de várias cidades brasileiras participam, enviando seus atletas.

Esse evento voltará a ter o percurso da década de 80: saída da cidade Santa Luzia do Itanhy, com chegada à Praça Barão do Rio Branco(Centro da cidade). Essa corrida faz

parte do calendário de ventos da Cidade Jardim(Estância).

PERíODO DE INSCRIÇÃO: 01 à 30 de abril 2013


- A Corrida Rústica da cidade de Estância é aberta a todo atleta naturalizado(a)

brasileiro(a), a partir dos 9 anos de idade.

- As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Esporte, localizado à Monsenhor Paes Santiago, 276, no horário comercial, horário; 07h às 13h – de segunda a sexta, pelo site www.estancia.se.gov.br,

e na loja de material esportivo Esporte Lazer(Aracaju) e na

Secretaria Municipal de Cultura.

- As inscrições serão gratuitas.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CORRIDA RUSTICA "CIDADE DE ARAUA-SE"

 
 ARAUÁ COMPLETA 143º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA  


 
História

Em 1596 foi dada carta de sesmarias a Sebastião Brito e Francisco Soares, relativos às terras ao sul do rio Piauí; alí instalaram fazendas de gado, cultivos de cana e engenhos de açúcar, daí por que são considerados os primeiros desbravadores da região.

Como os primeiros senhores de engenho acharam que a sede do município (então Estância) ficava longe das suas propriedades, criaram ali mesmo nas suas terras um centro de vida social, próximo ao riacho de Parida. Em 1854 o povoamento foi nomeado 'Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Parida'. Na metade do século XIX houve uma ex-escrava que virou senhora de engenho, casada ainda com um cônego do município.

Por iniciativa de Joaquim José de Gois, José Felix do Nascimento e Tiburcio Manoel do Nascimento, foi construído na povoação o seu templo católico, cuja freguesia foi criada pela Lei nº 815, de 30 de abril de 1868, sob o nome de Nossa Senhora da Conceição de Arauá, mudando também o topônimo da povoação para Arauá, nome do afluente próximo do rio Piauí. A resolução nº 848, de 9 de abril de 1870, elevou a povoação à categoria de Vila, desmembrando-a do Município de Estância. E pela Lei de 15 de dezembro de 1938 a Vila de Arauá foi elevada à categoria de cidade.

 
 


 

V CORRIDA RUSTICA CIDADE DE ARAUA-SE
PERCURSO: 7 KM
DATA: 07 DE ABRIL DE 2013(DOMINGO)
SAIDA: POVOADO COLONIA SUCUPIRA
CHEGADA: PRAÇA DA MATRIZ DA CIDADE
HORARIO: 15:00H
INSCRIÇÕES GRATUITAS: por e mail : vagnerlsl@hotmail.com
INFORMAÇÕES: cel. 9888 7825 com VAGNER

segunda-feira, 1 de abril de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 20ª CORRIDA "CIDADE DE LAGARTO"




A Corrida Rústica da Cidade de Lagarto-SE é o mais importante evento esportivo municipal, organizado para marcar o ponto mais agudo das comemorações alusivas ao aniversário de formação da cidade, comemorando sua independência político-administrativa. Em quase vinte anos desde sua primeira realização, o evento se constituiu numa das mais importantes competições do gênero no Estado de Sergipe, congregando atletas da Bahia e de Alagoas. Costuma ser realizado num percurso aproximado de 7 (sete) quilômetros, cuja largada se dá no Centro da cidade, para finalizar no Marco de criação do município no Povoado Santo Antônio. Em média, 500 participantes diretos.
PROGRAMA DE CORRIDA:

Data: 20/04/2013 (sábado)

● Hora: 16h Largada – Praça Filomeno Hora (Portal de largada)

● Trajeto Praça Filomeno Hora até Povoado Santo Antônio (Portal de chegada)

· Detalhamento: Praça Filomeno Hora – Avenida Presidente Vargas – Rodovia Lourival Baptista – Travessa Riachão – Rodovia de Acesso a Riachão – Travessa Povoado Itaperinha – Estrada Povoado Santo Antônio – Igreja Santo Antônio.

● Pontos de Apoio (fisco chip e hidratação)

  1. Frente da Academia/ Sampaburger (hidratação)
  2. Frente Multiformas (hidratação)
  3. Travessa Itaperinha (fisco chip + hidratação)
  4. Birosca Pizzaria Santo Antonio (hidratação)
  5. Chegada (posto chip + hidratação)

O período de inscrições:
será de 27/03/2013 a 15/04/2013
Limitada a 500 atletas, entre homens e mulheres.
via internet no site: www.lagarto.se.gov.br/secjesp/